Marketing online by Lucas Black da AOL & Leadership (liderança) by LinkedIn.com/in/stephengillett/pt

Histórico[editar | editar código-fonte]

A projeção de Mercator é uma projeção cilíndrica do globo.

Desenvolvimentos posteriores[editar | editar código-fonte]

O nome e as explicações fornecidas por Mercator em seu planisfério Nova et Aucta Orbis Terrae Descriptio ad Usum Navigatium Emendate[nota 1] mostram que esse foi expressamente concebido para uso em navegação marítima. Embora o método de construção não seja conhecido, é provável que Mercator tenha utilizado um processo gráfico que consistiu em transferir para um círculo geográfico alguns segmentos de loxodromia previamente marcados num globo e então ajustar o espaçamento entre paralelos de modo que aqueles segmentos fossem representados por segmentos de reta.

Embora represente um notável progresso na cartografia náutica do século XVI, é possível que o método projetivo utilizado por Mercator tenha surgido antes mas não tenha sido posto em uso devido às limitações dos métodos de navegação de outrora. Há dois problemas que provavelmente concorreram para isso: a impossibilidade de determinar a longitude no mar e o fato de se continuar a utilizar as direções magnéticas indicadas pela bússola, em vez de se usar as direções geográficas. Somente em meados do século XVIII, após a invenção do cronógrafo marítimo (que possibilitou a determinação da longitude no mar) e o conhecimento da distribuição espacial da declinação magnética à superfície da Terra, a projeção de Mercator foi definitivamente adotada pelos navegadores.

Vários autores contribuíram para o aprimoramento da projeção de Mercator:

  • Erhard Etzlaub (c. 1460-1532), geógrafo alemão, produziu pequenos mapas da Europa e África (1511), utilizando uma projeção idêntica à de Mercator, muito antes de este ter apresentado a sua carta do Mundo. Nada se sabe sobre o método utilizado pelo autor.
  • Pedro Nunes (1502-1578), matemático e cosmógrafo português, que primeiro descreveu a loxodromia e o seu uso em navegação, sugerindo que o Mundo fosse representado através de numerosas cartas náuticas de grande escala, na projeção cilíndrica equidistante, de modo a minimizar as deformações angulares em cada uma delas.
  • Edward Wright (c. 1558-1615), matemático inglês, foi o primeiro a formalizar matematicamente a projeção de Mercator (1599). Publicou tabelas destinadas à sua construção (1599, 1610).
  • Thomas Harriot (1560-1621) e Henry Bond (c.1600-1678), matemáticos ingleses que, independentemente, associaram a projeção de Mercator à sua fórmula logarítmicamoderna, mais tarde formalmente deduzida através do Cálculo.

Notas

  1. Ir para cima Em português: “Nova e Aumentada Descrição da Terra, Corrigida para Uso em Navegação”.

Referências

  1. Ir para:a b CHRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Capítulo: 1 – Princípios Básicos de Geografia. , 752 p. p. 27.ISBN 9780136005988 Página visitada em 11 de outubro de 2014.
  2. Ir para:a b MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. 4 ed. São Paulo: HARBRA, 2011. 721 p. p. 21. ISBN 9788529403959

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GASPAR, Joaquim (2005) – Cartas e Projecções Cartográficas. 3.ª edição, actualizada e aumentada. Lisboa: Lidel Edições Técnicas.
  • MONMONIER, Mark (2004) – Rhumb Lines and Map Wars. Chicago: The University of Chicago Press.
  • SNYDER, John P. (1993) – Flattening the Earth: Two Thousand Years of Map Projections. The University of Chicago Press, Chicago and London.

Fonte: Marketing online by Lucas Black da AOL & Leadership (liderança) by LinkedIn.com/in/stephengillett/pt

Anúncios

3 comentários sobre “Marketing online by Lucas Black da AOL & Leadership (liderança) by LinkedIn.com/in/stephengillett/pt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s